segunda-feira, 20 de abril de 2009

GLOSSÁRIO (TERMOS DA INFORMÁTICA)




Arroba:É sempre usado em endereço de correio eletrônico

AAcesso Discado: É o tipo de acesso dos usuários comuns. Para utilizá-lo basta um computador, uma linha telefônica e um modem. O usuário utiliza o computador (com um programa de comunicação) para fazer a ligação até o seu fornecedor de acesso (provedor), fornecendo seu nome de usuário e senha para poder entrar no sistema.

Browser: É o programa usado para navegar pela Internet em páginas.

Chat: Em inglês, significa bater papo. Existem programas de chat que permitem fazer conversas em tempo real pelo teclado.

Cookies: Pequenos arquivos de texto enviados pelo servidor que permitem obter informações sobre os computadores que o acessam.

Correio Eletrônico (e-mail): Troca de mensagens de texto e arquivos através da rede com um programa específico.

Domínio:
É uma parte da hierarquia de nomes de computadores da Internet. Um nome de domínio consiste de uma seqüência de nomes separados por ponto, por exemplo, http://www.netferraz.com.br/
Principais extensões de domínio registrados e utilizados no Brasil:
.com.br = Comércio em geral*
.gov.br = Entidades governamentais
.net.br = Serviços públicos de telecomunicações
.org.br = Entidades não governamentais sem fins lucrativos
*Sites britânicos, substituem a extensão .com por .co, como por exemplo a TV e Radio BBC (www.bbc.co.uk)

Endereço IP: Os endereços IP são expressos em números como 200.196.224.66 e o DNS fica responsável por transformar os endereços IP em nomes de máquinas, como http://www.netferraz.com.br/e vice-versa.


Firewall: Um sistema de segurança de rede, cujo principal objetivo é filtrar o acesso a uma rede.

Freeware: Software distribuído gratuitamente.

Gateway: Sistema de computadores que conecta duas ou mais redes, fazendo com que haja uma troca de dados entre elas.

GIF (Grafic Interchange Format):Formato para arquivos gráficos muito utilizado.

Hacker: Especialista em resolver problemas e descobrir furos de segurança em redes, como a Internet, é erroneamente confundido com um cracker.

Hiperlink:Nome que se dá às imagens ou palavras que dão acesso a outros conteúdos em um documento hipertexto. O hiperlink pode levar a outra parte do mesmo documento ou a outros documentos.


Homepage:Página de entrada de um Web site, mas o termo pode ser usado também para indicar a página principal de uma determinada seção. Muitos usam para indica qualquer página da Web.


Internet: Rede mundial de computadores que utiliza a arquitetura de protocolos de comunicação TCP/IP. Originou-se de um sistema de telecomunicações descentralizado criado pelo Deptº de Defesa dos Estados Unidos durante a Guerra Fria. Durante os anos 70 e 80, cresceu entre os meios acadêmicos, quando sua principal aplicação era o correio eletrônico. Com a aparição da World Wid Web em 1993, a Internet se popularizou. Provê transferências de arquivos, login remoto, correio eletrônico, news, navegação na Web e outros serviços.


Linux: Variante do sistema operacional Unix, é desenvolvido por uma ativa comunidade de programadores em todo o mundo, que colaboram através da Internet com o projeto. Integra o Free Software Movement (Movimento pelo Software Livre). É grátis e seu código é aberto, ou seja, qualquer pessoa pode modificá-lo e distribuí-lo à vontade.


Login: O login é o nome que o usuário utiliza para acessar o servidor da rede. Para entrar na rede, é preciso entrar com a identificação (login), seguido de uma senha (password).

Messaging: Fila de mensagens.

Navegação: Ato de conectar-se a diferentes computadores da Rede, distribuídos pelo mundo, usando as facilidades oferecidas por ferramentas como os browsers.

Newbies: Como são chamados os usuários recém-chegados à rede, principalmente quando cometem erros básicos como enviar uma mensagem pessoal para um grupo de discussão.

Offline: Diz-se quando o computador não está conectado na rede: "estou offline".

On-Line: Termo utilizado para designar todo o tipo de transação entre computadores pela rede.

Provedor de Acesso: Instituição que se liga à Internet para obter conectividade IP e repassá-la a outros indivíduos e instituições, em caráter comercial ou não. O provedor de acesso torna possível ao usuário final a conexão à Internet através de uma ligação telefônica local. Os provedores de acesso são ligados à um provedor de backbone.

Provedor de Informação: Empresas que colocam informações na rede para os usuários, ou seja, colocam, mantém e/ou organizam informações online para acesso através da Internet por parte de assinantes da Rede. Essas informações podem ser de acesso público, caracterizando assim um provedor não-comercial ou, no outro extremo, constituir um serviço comercial onde existem tarifas ou assinaturas cobradas.

Rede: Dois ou mais computadores conectados entre si, permitindo a seus usuários compartilhar programas e arquivos. A rede pode ser permanente, quando conectada por cabos, ou temporária, quando a conexão se realiza através de linhas telefônicas. O termo é usado, também como sinônimo para Internet.

Servidor: É o computador de uma rede responsável por administrar e fornecer programas e informações para os outros computadores conectados, chamados clientes.

Site: Endereço na World Wide Web, espécie de "casa" virtual de uma pessoa, empresa ou instituição. É um grupo de documentos em HTML relacionados e arquivos associados que residem em um servidor (no caso, computador hospedeiro). A maioria dos sites tem uma home page como ponto inicial, funcionando frequentemente como uma espécie de índice geral do site.

URL (Uniform Resource Locator): Endereço na Internet. As URLs são usadas por navegadores da Web para localizar recursos na Internet. Uma URL específica o protocolo a ser usado para acessar o recurso (como http: para um site de FTP), e o nome do servidor no qual o recurso reside. É padrão de endereçamento da Web.


WAN (Wide Area Network): São redes locais de computadores interligadas por cabos especiais (normalmente de fibra ótica) e localizadas fisicamente distantes.

Web Site: Um servidor de WWW. Contém páginas interligadas conhecidas como documentos de hipertexto. (Página da Web).

Zipar: Compactar arquivo de dados, para que possa ser mais facilmente transmitido pela Internet ou gravado em disquete ou outra mídia. A palavra vem da extensão .zip, de um dos programas de compactação mais usados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário