quinta-feira, 1 de outubro de 2009


PROJETO COM AS TECNOLOGIAS
Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes
Gerência Regional de Afogados da Ingazeira
Solidão - PE

NOME DA ESCOLA: Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes

MODALIDADES DE ENSINO: Fundamental e Médio

QUANTIDADE DE ALUNOS:

Ensino Fundamental: 143
Ensino Médio: 281
Educação Especial: 07
Total: 431

RESPONSÁVEL PELO PROJETO: Alecsandra Barros Soares

EQUIPE DE ELABORAÇÃO DO PROJETO:

Alecsandra Barros Soares;
José Wilson Wanderley Barbosa;
Nildiluce Queiroz de Araújo;
Marcos de Souza Rafael;
Vandúrcia Rodrigues Simões.

QUANTIDADE DE EQUIPAMENTOS JÁ EXITENTES NO LABORATÓRIO: 08 computadores, sendo que apenas 06 estão conectados à internet.

RECEBIMENTO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA: 2005

OBJETIVOS

Ampliar os equipamentos do Laboratório de Informática, de modo a garantir o acesso do maior número de alunos ao computador e à rede de internet; incentivando ações inovadoras para resignificação dos conteúdos trabalhados em sala de aula.
Aprender a partir da tecnologia (em que a tecnologia apresenta o conhecimento, e o papel do aluno é receber esse conhecimento, como se ele fosse apresentado pelo próprio professor;
Aprender acerca da tecnologia ( em que a própria tecnologia é objeto de aprendizagem).

JUSTIFICATIVA:

A Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionais frente a essa nova tecnologia.
Houve época em que era necessário justificar a introdução da Informática na escola. Hoje já existe consenso quanto à sua importância. Entretanto, o que vem sendo questionado é da forma com que essa introdução vem ocorrendo.
Sendo assim, a Escola Nossa Senhora de Lourdes depara - se com um grande desafio: tornar a tecnologia ao alcance de seus alunos muito embora disponha de apenas 08 computares e um total de 431 alunos, numa média de 53, 8 alunos por computador o que torna muito precária a utilização do laboratório, no contexto atual, nas práticas efetivas de aprendizagem.
Outro fator que interfere é a precariedade dos equipamentos pois os mesmos estão desatualizados e necessitando de reparos freqüentes inviabilizando o uso.

METODOLOGIA A SER UILIZADA NO LABORATÓRIO JUNTO COM OS ALUNOS:

Promoção de um ambiente colaborativo de respeito às diferenças o qual encoraja os alunos a reconhecerem os seus conflitos e descobrirem a possibilidade de aprender com os próprios erros;
Organização de sistemática com professores e alunos monitores para realização de estudos que viabilizem a inclusão digital;
Utilização das tecnologias da informação e, em especial, os computadores nas atividades pedagógicas, favorecendo a construção de um conhecimento significativo;
Uso das TICs como apoio na realização de projetos interdisciplinares desenvolvidos pela escola;
Ampliação da integração entre a comunidade local e a escolar por meio da utilização do Laboratório de Informática também pela comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário