terça-feira, 22 de setembro de 2009

Fórum 2


TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

A informatica e a internet são recursos valiosos para o aprendizado dentro e fora da escola, uma vez que hoje são consideradas ferramentas complementares tanto para realização de trabalho escolares como um diferencial para a colocação profissional.

O trabalho com as tecnologias requer um olhar mais abrangente, envolvendo novas formas de ensinar e de aprender condizentes com o paradigma da sociedade do conhecimento, o qual se caracteriza pelos princípios da diversidade, da integração e da complexidade.

É no cotidiano, que encontramos situações que demandam o uso de novas tecnologias no qual provocam transformações em nossa maneira de pensar e de nos relacionarmos com as pessoas, com os objetos e com o mundo ao redor.

Acredito que o atual desafio do sistema educacional é formar os alunos para a cidadania responsável, utilizando as tics de forma que se tornem aprendiz na busca de informações e de conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho e que saibam aprender a aprender.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?

Como professor e aprendiz, posso me considerar uma pessoa que se atualiza a cada dia, pois não somos conhecedores da verdade e sempre aprendemos algo com os nossos alunos.
Nas minhas ações pedagógicas, oportunizo, os meus alunos sempre que possível para a pesquisa, procurando diversificar as minhas aulas, utilizando técnicas variadas, recursos audiovisuais como tv, dvd, sala de informática, etc., para que eles possam questionar e formar seus próprios conceitos a respeito do tema que está sendo estudado, e a partir deste conceito propor um debate que fará com que sabem escutar e defender o que acreditam e o mais importante saber reformular conceitos já existentes.
O ato de ensinar é como uma troca de ideias, no qual as partes continuam com o aprendizado anterior e conquistam os novos, fazendo assim, seu papel, o de formar cidadãos conscientes e críticos.
As trocas de experiências servem como um esboço do que deu certo e do que deu errado. As experiências acertadas fazem os professores crescerem no seu fazer pedagógico e as que deram erradas fazem com que eles tenha consciência que sempre é hora de mudar e acima de tudo, volta no que já foi dito, ninguém é conhecedor absoluto da verdade.
É assim que sou, um eterno aprendiz no meu fazer pedagógico e na minha vida.